Roteiro pela Alsácia e Floresta Negra: informações úteis!

Na nossa última viagem pela Europa, visitamos a região da Alsácia francesa, com lugares que parecem saídos diretamente de um conto de fadas. Fizemos um roteiro pela Alsácia e pela Floresta Negra na Alemanha.

Esta região é especialmente visitada durante o Natal, quando tudo está decorado e há mercados natalinos. No entanto, é igualmente linda fora destas datas e em maio o clima era ideal para desfrutar quase sem casaco durante o dia, embora ainda estivesse um pouco fresco à noite.

Quantos dias são necessários para visitar a Alsácia

Depende do ritmo que querem e quantos lugares desejam incluir, mas em termos gerais 3 dias são suficientes: um dia para a cidade de Estrasburgo, um dia para Colmar e um dia para as principais vilas que estão muito próximas umas das outras (podem visitar alguma também no dia que dedicam a Colmar).

É ideal fazer o percurso de carro para se movimentar com liberdade. Se vão sem carro, eu contrataria um tour de um dia que percorre as vilas para poder vê-las sem perder muito tempo no transporte.

Este é um percurso ideal para combinar com Paris, pois o trem chega a Estrasburgo em menos de 2 horas. Podem dedicar apenas um dia para explorar um pouco da região e voltar para dormir em Paris, ou dedicar 3/4 dias e explorar a Alsácia com calma.

Roteiro pela Alsacia e Floresta Negra

Itinerário de 3 dias pela Alsácia

Eu fiz o percurso em 4 dias e meio, e passei mais tempo em Estrasburgo no final, mas acho que 3 dias são suficientes.

Dia 1: Colmar

Colmar não é muito grande, mas gostei de passar quase um dia inteiro para explorá-la calmamente e passear, embora possam vê-la em meio dia. É bom para sentar e comer ou beber algo nas mesas ao ar livre dos locais e desfrutar sem pressa se o clima estiver bom. Se chegarem pela manhã, podem visitar alguma vila próxima nesse mesmo dia.

Dia 2: as vilas

As principais vilas que estão perto e que escolhi para visitar foram: Eguishem, Turkheim, Ribeauvillé, Riquewhir e Kaysersberg. O que mais gostei foi Eguishem e o que menos gostei foi Turkheim. Visitei todas em um dia desde cedo, mas são parecidas e retiraria alguma se tivesse apenas um dia, para visitá-las com mais tempo. No entanto, se tiverem o primeiro dia inteiro, podem visitar uma das vilas nesse dia além de ver Colmar. A vantagem é que estão realmente muito perto umas das outras, por isso se perde muito pouco tempo dirigindo (algumas estão a apenas 15 minutos uma da outra).

Vou deixar algumas fotos das vilas, abaixo de cada uma diz qual é.

Também no caminho entre as vilas paramos em um campo de morangos, onde nos deram uma bandeja e pegamos nós mesmos as morangos e depois as pesamos, achei uma ideia maravilhosa. O quilo custava 3,5 euros e não havia mínimo. Havia vários na rota, podem ser identificados porque têm uma cabine em forma de morango onde pesam e cobram.

Dia 3: Estrasburgo

A cidade de Estrasburgo me encantou, tem as casas pitorescas e os canais típicos da Alsácia, mas também uma catedral impressionante (pode-se entrar gratuitamente) e está cheia de cafés com mesas ao ar livre e pattiseries com muito charme. Podem aproveitar também para fazer um pouco de compras, pois estão todas as grandes marcas. Pode ser bem explorada em um dia completo.

Onde ficar para visitar a Alsácia

Realmente os lugares estão muito próximos, Colmar fica a 45 minutos de carro de Estrasburgo, por isso, se vão poucos dias, é ideal fazer base em um único lugar. Eu dormi tanto em Colmar quanto em Estrasburgo, mas se tivesse que escolher apenas uma, escolheria Colmar, pois me parece mais mágica e pequena, mas suficientemente grande para ter muitas opções de acomodação e gastronomia.

Se preferem cidades grandes, dormir em Estrasburgo também é uma excelente opção. Ou também podem escolher uma das vilas ou até mesmo dormir em outra vila no meio do percurso. Se vão de carro, tenham em conta que a maioria dos centros destes lugares são pedestres, vejam se é um hotel com estacionamento ou se tem estacionamento próximo.

Meus hotéis na Alsácia

Em Colmar, fiquei no Ibis Styles Colmar Centre e super recomendo. Quartos confortáveis, belas instalações e excelente localização, a apenas um quarteirão do centro histórico (que é pedestre, por isso é ideal ficar perto, mas não dentro) e com estacionamento. E um café da manhã delicioso!

Se vão com crianças, há um espaço de jogos pequeno mas muito bonito e deram-nos um kit de boas-vindas com um ursinho de peluche e uma mochila com lápis, autocolantes, etc., que foi ótimo.

Em Estrasburgo, escolhi o Ibis Styles Strasbourg Centre Gare e não foi mau, mas não foi tão bom quanto o de Colmar, apesar de ser da mesma cadeia. A localização era boa, a um quarteirão da estação de trem e a um do centro, mas o resto não me agradou tanto.

Floresta Negra – Alemanha

Combinamos a Alsácia com parte da região da Floresta Negra alemã, que está muito perto. Cruzando a fronteira de Estrasburgo, em menos de uma hora chegamos à cidade de Friburgo, com um belo centro histórico.

De lá, seguimos para a famosa vila de Gengenbach, que tem muito charme. É pequena, então passeamos um pouco e depois seguimos. A ideia era também parar em Schiltach, que está perto e dizem que é muito recomendável, mas estávamos cansados, então seguimos.

Paramos em Sasbachwalden, onde planejávamos dormir, mas não gostamos tanto assim, então seguimos direto para Baden Baden. As vantagens de dirigir e reservar acomodação conforme você avança são significativas.

Baden Baden é uma cidade extremamente sofisticada, pequena em tamanho, mas com muitos lugares para fazer compras, uma infinidade de cafés e restaurantes, e é conhecida por suas termas. Uma das mais famosas é a Caracalla, uma termas grande e luxuosa, onde por 16 euros você pode desfrutar duas horas nas piscinas. Eu simplesmente me apaixonei por esta cidade!

De lá, continuamos para Heidelberg, que fica um pouco mais ao norte, mas apenas a uma hora de Baden Baden. Uma cidade linda, com muita vida. Passeamos, comemos comida alemã típica, subimos ao castelo e fizemos um pouco de compras.

Depois, voltamos para Estrasburgo e de lá pegamos o trem para nosso próximo destino: Paris. Rota pela Alsácia e Floresta Negra com crianças e bebês Percorremos a área com Gael, de um ano e meio, e foi um destino amigável para viajar com crianças. Havia várias praças e parques com brinquedos e os restaurantes ofereciam cadeirinhas altas e várias vezes lápis e folhas ou outros entretenimentos. Não havia muitas subidas para ir com carrinho de bebê.

Não é que haja algo divertido especialmente para as crianças, mas me pareceu um destino amigável. Eu tinha pesquisado e há alguns parques de diversões e lugares para crianças muito perto do percurso, como Cigoland e vários outros.

Conhecem a Alsácia e a Floresta Negra? Têm alguma pergunta? Qualquer dúvida ou sugestão é bem-vinda nos comentários abaixo.